Sugestões criativas de camas montessorianas

Tempo de leitura: 3 minutos

Camas Montessorianas

O primeiro item em que pensamos quanto tiramos os filhos do berço é a cama, não é? Mostro para vocês algumas sugestões criativas de camas montessorianas que eu adoro e as que escolhi para os quartinhos da Manu e do José.

Antes de decidir o modelo que mais se adequa ao quarto do seu filho, acho importante pensar em dois fatores:

  • Segurança da criança: avalie a idade do seu filho e sua coordenação motora. Esse é um fator fundamental para decidir qual a cama será mais adequada para ele.
  • Isolamento térmico: quando o colchão é colocado diretamente no chão pode deixar seu filho desprotegido, exposto à friagem. Por esse motivo muitas pessoas optam pelo tapete de EVA que além de isolar o colchão, amortece possíveis quedas da criança.

Colchão no Chão

Durante toda minha infância fui criada com colchão no chão na sala de televisão. Daqueles que reúne a filharada toda, quase um ninho! Talvez por isso e por essa memória afetiva latente, eu AMO essa opção para quarto de criança. Das opções de camas montessorianas é a que eu mais gosto. Acho aconchegante, seguro e de fácil adaptação. Todas as fotos desse post foram retiradas do Pinterest para fins ilustrativos e para que possam servir de inspiração para você.

Uma ótima sugestão para quem optar por esse tipo de cama é encostar o colchão na parede. Isso já protege o bebê de um lado. Do outro lado pode-se usar foutons ou uma grade portátil que encaixa embaixo do colchão. Você pode ver essa proteção nesse post em que eu falo sobre o quartinho do José!

Não se esqueça de proteger tomadas e qualquer outro acesso que possa ser um risco para a criança. Você pode usar protetores de tomada ou até mesmo trocá-las por “tampas cegas”.

O uso de EVA ou tapete pode trazer mais aconchego ao quarto, no entanto exigem limpeza constante para que não acumulem sujeira. Hoje já existem tapetes laváveis e materiais especiais que facilitam a limpeza e evitam o acúmulo de ácaros e bactérias.

Cama de Casinha

A cama de casinha está em alta! Vi muitas referências desse estilo, uma mais linda do que a outra! Eu, particularmente, acho meio “trambolhuda”, pensando na utilização posterior. Gosto de opções mais atemporais, que podem ser reutilizadas de maneiras diversas.

Existem vários tamanhos desse tipo de cama. O mais comum é o tamanho “júnior”, um intermediário entre berço e cama de solteiro. É possível encontrar roupas de cama adequadas para esse tamanho, assim como proteções laterais, que protegem o bebê.

Só uma observação em relação ao espelho. Sugere-se que ele não fique próximo à cama pois pode estimular o bebê demais na hora de dormir. Se você tiver espaço, opte por colocá-lo mais afastado da caminha, na área de brinquedos por exemplo.

Cama Júnior

A cama júnior, de todas as camas montessorianas, foi a nossa opção para Manuela. Tem um tamanho ótimo e é bem aconchegante. Nós escolhemos esse modelinho, à venda na Tok Stok e ainda tem um anexo em forma de telhadinho.

Mostro para vocês outra opção fofa de caminha júnior, como possível sugestão se você já tem filhos mais independentes. As camas tem uma certa elevação do chão, apesar de permanecerem bem próximas a ele. As laterais protegem possíveis rolamentos da criança mas, mesmo assim, eu não dispenso os rolinhos laterais.

Espero que esse conteúdo te ajude na hora de escolher a caminha do seu filho. Depois me conte qual delas foi a sua escolha!

Um beijo e até a próxima!

Lu

1 comentário

  1. Luzanir Carvalho

    Adorei as dicas Lu!!
    Estou aqui querendo mudar o quartinho da minha Manuela que tem idade da sua… S2
    Amo seu trabalho e acompanho todas as dicas 😉

    Bjo pra essa linda família!!
    Luzanir

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *