Como lidar com o desfralde?

Tempo de leitura: 3 minutos

Desfralde: como lidar, gente? Manuela fez 2 anos e as pessoas começaram a me perguntar se eu já estava desfraldando a pequena! Confesso que por uma “pressão social” achei que estaria na hora, que tinha que agilizar o processo logo, pois ela JÁ tinha 2 anos! Ahhh, se eu pudesse voltar no tempo…

Ela não apresentava absolutamente NENHUM sinal, não parecia ter controle de nada e, muito menos, parecia se interessar pelo assunto. Eu a sentava no vaso e ela disparava a falar e balançar as perninhas, mas cocô e xixi que é bom, nada!

Arrisquei de deixá-la sem fralda um dia e adivinhe só? Passei horas limpando as calcinhas, o chão e tudo o que estava em volta, hahahaha.

Me deu aquela frustração danada: porque será que eu não consigo lidar com esse desfralde?

A hora certa de iniciar o desfralde

Se existe a hora certa de desfraldar não sou a melhor pessoa para responder. Na verdade eu li tanta coisa que achei melhor ignorar tudo e seguir meu coração. Para mim, a hora certa de desfraldar é quando a criança começa a demonstrar interesse pelo assunto, quando começa a dar sinais de desconforto com a fralda quando pede para sentar no vaso ou sinaliza a vontade de ir ao banheiro.

Me lembro do dia, aos 2 anos e 5 meses, que Manu acordou e me chamou. Quando cheguei no quarto, ela estava de pijama e sem a fralda. Perguntei: “quê isso filha? Tirou a fraldinha?” e ela me respondeu: “sim, mamãe, estava molhada”. Esse foi o sinal que eu precisava para entender que cada criança tem seu tempo e sua forma de lidar com esse momento.

A partir daí, conversamos na escola e fizemos um trabalho conjunto. Levávamos ao banheiro a cada 30 minutos mesmo quando ela dizia que não estava com vontade. Passei a fazer desse momento, um momento nosso. Sentava, contava histórias e cantava junto com ela, o que ajudou a não ser um momento chato e pelo qual ela perderia o interesse.

Outra coisa legal foi que saímos juntas para comprar calcinhas. Ela escolheu todas que gostou e começou a verbalizar para todos que agora usava só calcinha. Ela tinha orgulho disso e começou a entender que era legal crescer e mudar de fase.

Ela passou a soltar frases como “José, você é bebê por isso usa fraldinha” ou “José, um dia você vai usar calcinha também” hahahahahaha. Aos poucos ia sinalizando sua consciência em relação ao próprio corpo.

Deixou de fazer xixi na calça e depois avisar que queria ir ao banheiro e passou a conseguir avisar a tempo. Acho que essa fase durou um mês mais ou menos. Alguns xixis escapavam, cocô também, às vezes. Minha sensação foi que de uma hora para outra ela entendeu tudo e passou a pedir para ir ao banheiro sempre. Foi como um “clic” que virou uma chave dentro da cabecinha dela.

A nova fase do desfralde

Hoje, aos 2 anos e 8 meses ela está completamente desfraldada durante o dia e usa fraldinha à noite, para dormir. Há alguns dias a fralda tem estado sequinha pela manhã e pretendemos iniciar em breve o desfralde noturno.

É tão importante não tratarmos nossos filhos como pequenas máquinas pré programadas para fazer o que achamos certo no tempo que consideramos certo. Precisamos olhar mais para eles. Conversar com eles. Entender suas angústias e sentimentos. Precisamos respeitá-los, incentivá-los, encorajá-los.

Eu realmente acho que esse é o caminho. Não force a barra!

Escute seu coração!

beijos

 

Lu

4 Comentários

  1. Mharyanna Muniz Oliveira

    De fato cada criança tem seu tempo, Aqui a pequena com 1 ano já não queria mais a fralda, porém achei muito cedo e meio que dava uma enrolada, foi então que ela de fato tirava a fralda e me mostrou que ela estava pronta, com 1 ano e 4 meses ela passou a ficar sem fralda em casa e lógico aconteceram acidentes mas rapidamente ela aprendeu a pedir a tempo, com 1 ano e 5 meses passei a nao usar mais fralda para sair e agora com 1 ano e 6 meses não usamos fralda a noite, Ela está totalmente “desfraldada” kkkk pela manhã acordava a fralda sequinha, e certo dia ela acordou de madrugada gritando “mamãe totô” corri a fralda estava seca e ela “mamae quer totô” tirei a fralda a levei ao banheiro ela fez xixi e simplesmente dormiu kkkk foi ai que percebi que mesmo se ela sentir vontade ela iria pedir para ir, então a fralda aqui em casa não é mais usada, e sim com 1 ano e 6 meses. Tudo dela foi cedo, sentar, engatinhar, andar … confesso que isso me assusta kkkk mas vamos seguindo respeitando seu tempo!

    Responder

    1. Uau, que lindeza! Cada um tem seu tempo MESMO né? Nem que esse tempo seja anterior ao de costume. Muito legal sua vivência, obrigada por compartilhar!

      Um beijo grande para você e sua lindeza!

      Lu

      Responder
  2. Ana

    Na minha casa foi a mesma coisa…. Tentei apressar as coisas porque achava que estava na hora e deu tudo errado! kkkk 2 meses depois ele começou a sinalizar que estava pronto e fizemos o desfralde diurno. 1 mês após o desfralde diurno fizemos o noturno, pois a fralda estava acordando seca. Já aconteceram acidentes, claro! Mas muito mais acertos! Temos que ter muita paciência e amor durante essas mudanças para nossos filhos. Grande beijo para sua família linda!

    Responder

    1. Obrigada pelo carinho Ana!

      Vamos iniciar agora em novembro o desfralde noturno! Estou muito otimista!

      Um grande beijo,

      Lu

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *